Acreditar é preciso

Laboratório de Análises Clínicas: Acreditar é preciso!

A acreditação tem sido um assunto de grande relevância no processo de gestão da qualidade dentro de laboratórios de análises clínicas.

O termo Acreditar significa dar crédito, crer, ter como verdadeiro, dar ou estabelecer crédito. Acreditação significa conceder a uma organização um certificado de avaliação que demonstra a conformidade com um conjunto de requisitos previamente estabelecidos.

O certificado de acreditação tem conferido aos laboratórios que o detém um diferencial no mercado expressando aos clientes que aquele estabelecimento preza pela qualidade nos serviços oferecidos. Mas há quem duvide da importância de obter uma acreditação.

Lembro-me de quando a entrada USB começou a ser comercializada em larga escala.

Era apenas um opcional quando se adquiria computadores no início dos anos 2000. Muitos diziam que era somente mais uma forma dos fabricantes ganharem dinheiro, oferecendo algo que quase ninguém utilizaria. Anos mais tarde praticamente ninguém conseguiria exercer suas atividades sem que ao menos um dispositivo USB estivesse próximo a ele.

Da mesma forma é a acreditação de laboratórios de análises clínicas. Muitos consideram um opcional, entretanto ela tem se estabelecido não como um diferencial, mas sim, um item imprescindível para garantir aos clientes, sejam eles empresas ou pacientes, a qualidade nos serviços ofertados.

A diretoria que decide acreditar seu laboratório deve primeiramente analisar quais são suas necessidades e objetivos para então optar por uma ou mais de uma acreditação. As opções mais relevantes no Brasil são o PALC, fornecido pela Sociedade Brasileira de Patologia Clínica e Medicina Laboratorial, DICQ da Sociedade Brasileira de Análises Clínicas, ONA da Organização Nacional de Acreditação e o CAP do College of American Pathologists. Para quem quiser caminhar a segunda milha há as certificações ISO 9001, ISO 14001 e OHSAS 18001.

A acreditação dos laboratórios de análises clínicas abre novos horizontes e leva a organização a navegar em novos mares, com possibilidade de encontrar tesouros escondidos em terras distantes. Em uma releitura da frase de Fernando Pessoa: Acreditar é preciso!

CC BY 4.0 This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer comentar algo a respeito da publicação?
Utilize o formulário a seguir para comentar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.