Cachorro gripado
Biomedicina

Atchim! É gripe ou resfriado?

Todo mundo se pergunta pelo menos uma vez na vida qual a diferença entre gripe e resfriado. O pneumologista Clystenes Soares, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) resume a resposta a esse dilema de maneira simples: “Ninguém perde uma festa ou um dia de trabalho por causa de um resfriado. Se você tiver que ficar de cama, é gripe!”.

Mas o que causa as duas?

A diferença está basicamente no agente patogênico, no caso os vírus envolvidos no processo.

Gripe vs Resfriado

Diferença dos Vírus da Gripe e do Resfriado

Sobre os vírus

Rinovírus – é a principal causa dos resfriados comuns. É uma doença branda, que raramente causa febre nos adultos e costuma durar de 5 a 7 dias. Pode causar problemas apenas nos pacientes asmáticos por desencadear exacerbações do quadro. Existem mais de 100 sorotipos diferentes do rinovírus.

Coronavírus – Também causa sintomas de resfriado, além de poder causar diarreia em algumas pessoas, principalmente em pacientes imunodeprimidos. A pneumonia asiática, que recebeu bastante atenção da mídia no início da década de 2000, é causada por um sorotipo de coronavírus.

Parainfluenza – É causa de traqueobronquite e pneumonia, costuma ser mais grave em crianças pequenas e imunocomprometidos. No adulto causa quadro brando, semelhante a um resfriado.

Adenovírus – Costuma causar um quadro um pouco mais rico, com febre, faringite, rouquidão e conjuntivite. Pode ser causa de pneumonia, diarreia e meningite viral. É um vírus que provoca um resfriado um pouco mais forte.

Vírus sincicial respiratório – Causa um quadro mais sintomático ainda, com sinusite, otite, conjuntivite, tosse. Em idosos, crianças e imunodeficientes pode causar pneumonia e levar ao óbito. É o tipo de resfriado mais agressivo, mas costuma não causar problemas em adultos ou crianças mais velhas saudáveis.

Influenza – É o agente causador da gripe. Provoca uma infecção respiratória alta bastante sintomática. Pode ser causa de pneumonia viral ou facilitar o aparecimento de pneumonia bacteriana. Eventualmente, mutações nos vírus levam a grandes epidemias, como a da gripe espanhola no início do século XX, a gripe aviária e a gripe suína (gripe A do subtipo H1N1). Mesmo assim ,em adultos saudáveis, ela não provoca maiores problemas na maioria dos casos.

Diagnóstico

Não há um exame que consiga detectar se você está gripado ou resfriado, mas, depois de 24 horas, os sintomas já deixam claro a gravidade do problema. Em todo caso você deve procurar um médico, para assegurar o diagnóstico e verificar a necessidade da administração de medicamentos.
Para entender um pouco as diferenças, acompanhe o quadro a seguir:

Comparação entre a Gripe e o Resfriado

Comparação entre a Gripe e o Resfriado

Ajudou a compreender um pouco mais sobre cada uma dessas duas patologias? Então compartilhe com seus conhecidos.

Fontes:
http://mundoestranho.abril.com.br/ materia/qual-e-a-diferenca-entre-gripe-e-resfriado
http://www.mdsaude.com/2008/11/ diferena-entre-gripe-e-resfriado.html
http://drauziovarella.com.br/audios-videos/estacao-medicina/gripes-e-resfriados/

Post Anterior Próximo Post

Você também pode gostar

Nenhum Comentário

Envie uma Resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.